Robô LittleDog ganha upgrades e melhora sua locomoção

robo-littledog

Robôs existem aos montes (principalmente no Japão), e são destinados às mais variadas funções. Mas uma grande limitação destes seres sintéticos, além de sua Inteligência Artificial, é a sua capacidade de locomoção.

Mas este robô de “4 patas” – que você confere na foto acima – se mostrou bem eficiente neste último quesito. Ele é conhecido como LittleDog, e depois de alguns aperfeiçoamentos, ele ganhou a habilidade de caminhar perfeitamente por alguns tipos de obstáculos, como um amontoado de rochas por exemplo.

O mais interessante disto tudo é que ele desenvolveu a capacidade de botar em prática o famoso “errando que se aprende”. Pois a cada tombo que ele leva,  ele passa a adaptar o seu modo de caminhar, buscando sempre estabilidade e equilíbrio em situações adversas.

Este fato pode parecer algo banal, mas tratando-se de um robô autônomo, é com certeza um grande passo! Um robô com tal capacidade poderia muito bem ser encaminhado em missões espaciais para exploração de outros planetas, pois dependendo do solo, suas “4 patas” podem ser muito mais eficiente do que um robô movido a 4 rodas.

Não deixe de conferir o vídeo abaixo.

Via | Gizmodo

Vídeo: Robô LittleDog em ação!

Publicado por Rael em: 24 de maio de 2010 Rael é administrador do blog TechZine.com.br

Deixe seu comentário:

ATENÇÃO! Antes de publicar seu comentário, leia com atenção:

- Qualquer comentário postado neste blog é de responsabilidade de quem o enviou;
- Não faça comentários com nomes falsos ou com nome de outra pessoa;
- Não é permitido comentários ofensivos, racista, preconceituosos e que envolvam atividades ilegais ou conteúdo pornográfico;
- Comentários sem fundamento e que não acrescentem nada ao debate serão deletados;
- Evite publicar links no campo de comentários, pois ele pode ser automaticamente considerado como SPAM pelo sistema.

Esteja ciente que o TechZine é um BLOG, e não uma loja. Portanto, não trabalhamos com venda de qualquer produto, muito menos oferecemos assistência técnica. Se você está em busca de algum produto, podemos lhe auxiliá-lo na compra. Porém, não somos responsáveis por qualquer transação comercial!

Não é permitido comentários de cunho comercial, anúncios de produtos novos ou usados, prestação de serviços ou qualquer outro comentário de caráter comercial ou promocional. Caso você queira anunciar seus produtos no blog, entre em contato conosco e saiba mais a respeito.

Não publique seus dados pessoais ou informações de contato no campo de mensagem. O campo de e-mail não será divulgado em hipótese nenhuma no blog, pois ele serve apenas efetuar um contato entre o editor do blog e o comentarista. Porém, se publicar e-mail, MSN, Skype, telefone ou qualquer outra informação pessoal no campo de MENSAGEM, seus contatos estarão exposto a qualquer pessoa que visite o blog.

Clique para mais detalhes...