O que se faz com uma foto de 13.4 GigaPixels?

FotoFeliz com a incrível definição de sua câmera digital de 10 Megapixels que você comprou semana passada? Pois bem, se com uma foto de 10 megapixels conseguimos perceber os pequenos detalhes de nossas fotos, o que seria de uma resolução de 13,4 Gigapixels.

Só para deixar bem claro, quando falamos de 13,4 Gigapixels, falamos de 13.400 Megapixels, o que fazendo alguns cálculos, seria o equivalenta a uma imagem de pouco mais de 12.800.000 x 10.240.000 pixels, se estivesse na proporção de 3:2. Fora isso, não consigo se quer imaginar a quantidade de Gigabytes que uma imagem deste porte ocuparia!

O interessante é que utilizaram uma foto nesta resolução, tirada em Harlem, na cidade de Nova Iorque, e com auxílio de um programa bem interessante, é possível reconhecer um rosto a cerca de 32 km de distância. Incrível!

Só imagino que seja necessário um computador da NASA para rodar uma foto desta com o desempenho que você confere no vídeo abaixo.

Veja com seus próprios olhos:

Via | NewsLaunches

Publicado por Rael em: 4 de setembro de 2007 Rael é administrador do blog TechZine.com.br
Tags: ,

3 Respostas em “O que se faz com uma foto de 13.4 GigaPixels?”:

  1. Fred Banionis disse:

    Então Rael, realmente, NASA!
    Complementando sua matéria, essa camera de 32 GPixels tira fotos que ocupam em média 2 GB cada, e essa foto foi apenas um teste, pois o destino dessa camera é ser instalada em um telescópio para fotografar novos planetas e estrelas. Quem está desenvolvendo o software é realmente a Nasa! ;-)
    Não me recordo onde li, IGDNow ou Info, mas foi em um dos dois :-)

  2. Rael disse:

    Opa, obrigado pelo complemento, Fred!

    Grande abraço!

    Rael

  3. Flavio Costa disse:

    Essa informação de que é uma câmera de 32 Gigapixels não é verídica. A imagem panorâmica foi montada a partir de milhares de fotos tiraras com uma câmera Nikon normal, de apenas 12 Megapixels. O equipamento é apenas uma espécie de tripé mecânico, de baixo custo, não tem nada de “supercâmera” nem foi feito para fotografar planetas. Confira:
    http://www.estadao.com.br/tecnologia/not_tec60285,0.htm

Deixe seu comentário:

ATENÇÃO! Antes de publicar seu comentário, leia com atenção:

- Qualquer comentário postado neste blog é de responsabilidade de quem o enviou;
- Não faça comentários com nomes falsos ou com nome de outra pessoa;
- Não é permitido comentários ofensivos, racista, preconceituosos e que envolvam atividades ilegais ou conteúdo pornográfico;
- Comentários sem fundamento e que não acrescentem nada ao debate serão deletados;
- Evite publicar links no campo de comentários, pois ele pode ser automaticamente considerado como SPAM pelo sistema.

Esteja ciente que o TechZine é um BLOG, e não uma loja. Portanto, não trabalhamos com venda de qualquer produto, muito menos oferecemos assistência técnica. Se você está em busca de algum produto, podemos lhe auxiliá-lo na compra. Porém, não somos responsáveis por qualquer transação comercial!

Não é permitido comentários de cunho comercial, anúncios de produtos novos ou usados, prestação de serviços ou qualquer outro comentário de caráter comercial ou promocional. Caso você queira anunciar seus produtos no blog, entre em contato conosco e saiba mais a respeito.

Não publique seus dados pessoais ou informações de contato no campo de mensagem. O campo de e-mail não será divulgado em hipótese nenhuma no blog, pois ele serve apenas efetuar um contato entre o editor do blog e o comentarista. Porém, se publicar e-mail, MSN, Skype, telefone ou qualquer outra informação pessoal no campo de MENSAGEM, seus contatos estarão exposto a qualquer pessoa que visite o blog.

Clique para mais detalhes...