O que se faz com uma foto de 13.4 GigaPixels?

FotoFeliz com a incrível definição de sua câmera digital de 10 Megapixels que você comprou semana passada? Pois bem, se com uma foto de 10 megapixels conseguimos perceber os pequenos detalhes de nossas fotos, o que seria de uma resolução de 13,4 Gigapixels.

Só para deixar bem claro, quando falamos de 13,4 Gigapixels, falamos de 13.400 Megapixels, o que fazendo alguns cálculos, seria o equivalenta a uma imagem de pouco mais de 12.800.000 x 10.240.000 pixels, se estivesse na proporção de 3:2. Fora isso, não consigo se quer imaginar a quantidade de Gigabytes que uma imagem deste porte ocuparia!

O interessante é que utilizaram uma foto nesta resolução, tirada em Harlem, na cidade de Nova Iorque, e com auxílio de um programa bem interessante, é possível reconhecer um rosto a cerca de 32 km de distância. Incrível!

Só imagino que seja necessário um computador da NASA para rodar uma foto desta com o desempenho que você confere no vídeo abaixo.

Veja com seus próprios olhos:

Via | NewsLaunches

Publicado por Rael em: 4 de setembro de 2007 Rael é administrador do blog TechZine.com.br
Tags: ,
  • http://www.chmod007.com Fred Banionis

    Então Rael, realmente, NASA!
    Complementando sua matéria, essa camera de 32 GPixels tira fotos que ocupam em média 2 GB cada, e essa foto foi apenas um teste, pois o destino dessa camera é ser instalada em um telescópio para fotografar novos planetas e estrelas. Quem está desenvolvendo o software é realmente a Nasa! ;-)
    Não me recordo onde li, IGDNow ou Info, mas foi em um dos dois :-)

  • http://antenando.com.br Rael

    Opa, obrigado pelo complemento, Fred!

    Grande abraço!

    Rael

  • http://www.gigapan.org/ Flavio Costa

    Essa informação de que é uma câmera de 32 Gigapixels não é verídica. A imagem panorâmica foi montada a partir de milhares de fotos tiraras com uma câmera Nikon normal, de apenas 12 Megapixels. O equipamento é apenas uma espécie de tripé mecânico, de baixo custo, não tem nada de “supercâmera” nem foi feito para fotografar planetas. Confira:
    http://www.estadao.com.br/tecnologia/not_tec60285,0.htm