Levitação com fenômeno "Quantum Trapping"

levitacao

A equipe de cientistas da Universidade Tel-Aviv, de Israel, apresentaram um experimento bastante interessante.

Trata-se de uma demonstração prática de um efeito que eles chamam de "Quantum Trapping", que permite a levitação de um objeto, de forma que ele fique travado no espaço, se colocado próximo a um ímã.

No caso, é necessário um disco composto por uma camada de 500 micron de cristal safira, revestida por uma película de 0,5 micron de supercondutor. Então este objeto é revestido em ouro para proteção sua estrutura interna e depois é embrulhado em plástico… Feito isso, basta mergulhar o disco em nitrogênio líquido e este objeto estará propenso ao efeito "Quantum Trapping".

Na demonstração, os cientistas construíram uma trilha circular com ímãs. Ao posicionar o supercondutor em cima da trilha de ímãs, o mesmo passou a se fixar no ar, bastando apenas um pequeno toque para ele se movimentar pelos ímãs com total ausência de fricção.

Não deixe de conferir o vídeo da demonstração abaixo, e logo em seguida, segue um vídeo com mais detalhes sobre o experimento.

Via | Engadget

Vídeos: Demonstração do efeito Quantum Trapping

Publicado por Rael em: 18 de outubro de 2011 Rael é administrador do blog TechZine.com.br

6 Respostas em “Levitação com fenômeno "Quantum Trapping"”:

  1. ASDASDA disse:

    so uma coisa a dizer: CARALHO

  2. islan disse:

    incrivel *—*

  3. Discos Voadores são possíveis? Sim são possíveis… Caralho…

  4. junior disse:

    deve ser assim um dos principios das naves extra terrestres

  5. [...] você ainda tem dúvida de que técnica Quantum Trapping – que comentamos aqui na semana passada – pode no futuro estar presente em nossos veículos, [...]

  6. Ruberitogsouza disse:

    Acredito que a descrição do experimento(por motivos óbvios),bem como todos os elementos utilizados não estão totalmente explicítos neste experimento.RGS(pesquisador)

Deixe seu comentário:

ATENÇÃO! Antes de publicar seu comentário, leia com atenção:

- Qualquer comentário postado neste blog é de responsabilidade de quem o enviou;
- Não faça comentários com nomes falsos ou com nome de outra pessoa;
- Não é permitido comentários ofensivos, racista, preconceituosos e que envolvam atividades ilegais ou conteúdo pornográfico;
- Comentários sem fundamento e que não acrescentem nada ao debate serão deletados;
- Evite publicar links no campo de comentários, pois ele pode ser automaticamente considerado como SPAM pelo sistema.

Esteja ciente que o TechZine é um BLOG, e não uma loja. Portanto, não trabalhamos com venda de qualquer produto, muito menos oferecemos assistência técnica. Se você está em busca de algum produto, podemos lhe auxiliá-lo na compra. Porém, não somos responsáveis por qualquer transação comercial!

Não é permitido comentários de cunho comercial, anúncios de produtos novos ou usados, prestação de serviços ou qualquer outro comentário de caráter comercial ou promocional. Caso você queira anunciar seus produtos no blog, entre em contato conosco e saiba mais a respeito.

Não publique seus dados pessoais ou informações de contato no campo de mensagem. O campo de e-mail não será divulgado em hipótese nenhuma no blog, pois ele serve apenas efetuar um contato entre o editor do blog e o comentarista. Porém, se publicar e-mail, MSN, Skype, telefone ou qualquer outra informação pessoal no campo de MENSAGEM, seus contatos estarão exposto a qualquer pessoa que visite o blog.

Clique para mais detalhes...