Justin – o robô ideal para tele-presença humana no espaço

robo-justin-0

Vocês já perceberam que os robôs estão sendo bastante cogitados para embarcar em missões espaciais, não é mesmo? Pouco tempo atrás falamos sobre o Robonault 2 da NASA que além de dar uma mãozinha fora da Terra, servirá também como base de estudo para implementação de novas tecnologias no setor automobilístico.

robo-justin-1 Agora chegou a vez de falarmos do Justin – um robô que foi desenvolvido pelo Centro Aeroespacial da Alemanha. Este, diferente dos demais robôs comentados por aqui, não terá Inteligência Artificial, mas será utilizado como uma espécie de fantoche ultra-mega-high-tech em missões espaciais.

O fato é que o Universo é um loca muito hostil para nós, seres humanos, e este fato limita (e muito) a nossa estadia fora da Terra. Como robôs não dependem de necessidades humanas ou da gravidade para manter-se em plena saúde, esta acaba sendo uma alternativa ideal para trabalhar no Espaço (ou em outros planetas).

O Justin é controlado remotamente a partir de controladores altamente sensíveis, onde a pessoa consegue observar exatamente o que a máquina enxerga, e seus movimentos das mãos são fielmente reproduzidos em seu “avatar” robótico.

robo-justin-2

Justin – o robô, sendo controlado remotamente por uma pessoa

O objetivo principal do Justin será a manutenção de satélites em órbita da Terra, pois uma vez enviado ao espaço, o mesmo poderá ser controlado daqui da Terra, e então, sempre que precisar “botar um bombrill” no satélite, basta encarnar no homem de lata, e será poupado um caríssimo lançamento tripulado ao espaço.

Desta forma, a tele-presença, além de ser bacana, será mais segura – pois não colocará a vida de ninguém (além do Justin) em risco, e econômico – pois você deve imaginar que não é nada barato lançar um foguete no espaço. Certo?

Entretanto não foi informado nada a respeito de quando este robô será enviado ao espaço. Mas até lá, não deixe de conferir o vídeo de demonstração logo abaixo!

Via | DVICE

Vídeo: Demonstração do robô Justin

Publicado por Rael em: 15 de julho de 2010 Rael é administrador do blog TechZine.com.br

2 Respostas em “Justin – o robô ideal para tele-presença humana no espaço”:

  1. celio disse:

    em materia de robô nada ainda q encha os olhos de satisfaçao.

  2. [...] é a primeira vez que falamos do robô Justin. Este cara de aparência estranha já apareceu aqui no TechZine anteriormente, sendo apontado como uma ótima alternativa para tele-presença humana em locais remotos, como o [...]

Deixe seu comentário:

ATENÇÃO! Antes de publicar seu comentário, leia com atenção:

- Qualquer comentário postado neste blog é de responsabilidade de quem o enviou;
- Não faça comentários com nomes falsos ou com nome de outra pessoa;
- Não é permitido comentários ofensivos, racista, preconceituosos e que envolvam atividades ilegais ou conteúdo pornográfico;
- Comentários sem fundamento e que não acrescentem nada ao debate serão deletados;
- Evite publicar links no campo de comentários, pois ele pode ser automaticamente considerado como SPAM pelo sistema.

Esteja ciente que o TechZine é um BLOG, e não uma loja. Portanto, não trabalhamos com venda de qualquer produto, muito menos oferecemos assistência técnica. Se você está em busca de algum produto, podemos lhe auxiliá-lo na compra. Porém, não somos responsáveis por qualquer transação comercial!

Não é permitido comentários de cunho comercial, anúncios de produtos novos ou usados, prestação de serviços ou qualquer outro comentário de caráter comercial ou promocional. Caso você queira anunciar seus produtos no blog, entre em contato conosco e saiba mais a respeito.

Não publique seus dados pessoais ou informações de contato no campo de mensagem. O campo de e-mail não será divulgado em hipótese nenhuma no blog, pois ele serve apenas efetuar um contato entre o editor do blog e o comentarista. Porém, se publicar e-mail, MSN, Skype, telefone ou qualquer outra informação pessoal no campo de MENSAGEM, seus contatos estarão exposto a qualquer pessoa que visite o blog.

Clique para mais detalhes...