Display tátil lhe possibilita “sentir” luzes e sombras

display-tatil

Durante a Siggraph 2010 foi apresentado um conceito um tanto diferente do que você está acostumado a ver… Trata-se de um display que não transmite imagens, mas sim, que lhe dá a possibilidade de sentir os contrastes de luz e sombra.

Seu funcionamento é basicamente simples. O aparelho consiste em uma câmera que captura imagens através de um painel translucido, e na sua parte inferior está localizado 85 pontos que vibram individualmente de acordo a luz captada pela câmera.

Desta forma, basta você segurar o dispositivo pela sua base (onde estão os pontos de vibração), e você passará a sentir uma nova sensação.

Sinceramente eu não consigo imaginar uma real aplicação desta tecnologia. Talvez possa ser utilizado de uma forma que possibilite a deficientes visuais “sentirem” fotos e imagens, ou quem sabe até na área de entretenimento relacionado à realidade virtual?

Enfim, o conceito foi criado pela Universidade de Tokyo e foi batizada de “Touch Light Trough Leaves”. Nome sugestivo, baseado na sua demonstração na Siggraph, onde o aparelho foi testado captando a luz com sombras projetadas pelas folhas de uma planta.

Abaixo você confere um vídeo deste protótipo, e para mais informações, confira na Make.

Via | Engadget

Vídeo: Display tátil em ação

Publicado por Rael em: 27 de julho de 2010 Rael é administrador do blog TechZine.com.br