Conheça o AIDA – um robô assistente para carros

aida-robo-carro A MIT em colaboração com a Audi, estão desenvolvendo robô com inteligência artificial para fazer o papel de um companheiro de viagem durante seus passeios de carro.

Batizado de AIDA (Affective Intelligent Driving Agent), seu funcionamento é basicamente o seguinte: Vários sensores são instalados na parte interna e externa do carro. Desta forma, o sistema tem a tarefa de tentar entender tudo o que acontece ao seu redor, incluindo os lugares mais frequentados pelo motorista, entender aonde ele trabalha, aonde ele mora, locais para abastecer o carro e, principalmente, observar a forma como a pessoa está dirigindo o carro, para então auxíliá-lo com sugestões durante o percurso.

E para tudo isso funcionar de forma, teoricamente, mais agradável, todo este sistema de inteligência artificial oferece uma espécie de robô que reproduz emoções durante a comunicação.

Eu não sei quanto a vocês, mas eu sinceramente não gosto que pessoas “dando pitaco” toda hora enquanto eu dirijo, e embora a tecnologia de inteligência artificial tenha avançado em vários aspectos, não sei até que ponto poderíamos dar ouvidos a este robô.

De qualquer forma, a idéia é bem ousada, e da um toque bem futurista ao carro, mas se ele realmente vai ser capaz de lhe auxiliar enquanto dirige (mais do que um GPS pode oferecer), ai já é outra história.

Não deixem de conferir o vídeo abaixo.

Para mais informações, confira no site da MIT.

Via | Engadget

Vídeo: sistema / robô AIDA em ação

Publicado por Rael em: 30 de outubro de 2009 Rael é administrador do blog TechZine.com.br

Deixe seu comentário:

ATENÇÃO! Antes de publicar seu comentário, leia com atenção:

- Qualquer comentário postado neste blog é de responsabilidade de quem o enviou;
- Não faça comentários com nomes falsos ou com nome de outra pessoa;
- Não é permitido comentários ofensivos, racista, preconceituosos e que envolvam atividades ilegais ou conteúdo pornográfico;
- Comentários sem fundamento e que não acrescentem nada ao debate serão deletados;
- Evite publicar links no campo de comentários, pois ele pode ser automaticamente considerado como SPAM pelo sistema.

Esteja ciente que o TechZine é um BLOG, e não uma loja. Portanto, não trabalhamos com venda de qualquer produto, muito menos oferecemos assistência técnica. Se você está em busca de algum produto, podemos lhe auxiliá-lo na compra. Porém, não somos responsáveis por qualquer transação comercial!

Não é permitido comentários de cunho comercial, anúncios de produtos novos ou usados, prestação de serviços ou qualquer outro comentário de caráter comercial ou promocional. Caso você queira anunciar seus produtos no blog, entre em contato conosco e saiba mais a respeito.

Não publique seus dados pessoais ou informações de contato no campo de mensagem. O campo de e-mail não será divulgado em hipótese nenhuma no blog, pois ele serve apenas efetuar um contato entre o editor do blog e o comentarista. Porém, se publicar e-mail, MSN, Skype, telefone ou qualquer outra informação pessoal no campo de MENSAGEM, seus contatos estarão exposto a qualquer pessoa que visite o blog.

Clique para mais detalhes...