Cão-Guia Robótico em desenvolvimento no Japão

robo-cao-guia

Parece que não é apenas o emprego de nós humanos que os robôs ocuparão, mas também dos animais, já que no Japão a empresa NSK está trabalhando no desenvolvimento de um robô de 4 "patas" que substituirá o típico cão-guia de deficientes visuais.

O cão-guia robótico possui rodas no final de cada uma de suas patas, que é utilizado para se locomover em locais planos, enquanto as suas patas possuem articulações para subir e descer degraus, e além disso, o robô-guia é dotado de ajuste de altura e ângulo da alça onde o usuário segura para ser guiado, e manter a postura ereta.

O robô possui uma variedade de sensores que lhe permite guiar o seu dono e detectar objetos pela frente, além de identificar a quantidade de degraus à frente.

Embora o robô-guia não chegue perto do carisma de um cão-guia de carne e osso, e seus movimentos ainda sejam um pouco limitados, sua presença pode se tornar mais cômoda em algumas situações onde não seja permitida entrada de animais ou se a caso o usuário tenha algum problema alérgico com pêlo de animais, por exemplo. Mas apesar demonstrar um bom desempenho, este é um projeto que ainda está em desenvolvimento, e a equipe por trás deste robô-guia ainda necessita aprimorar questões de segurança, como um sistema para prevenção de quedas por exemplo.

Mais abaixo você confere um vídeo sobre este cão-guia robótico.

Via | Diginfo

Vídeo: Cão-Guia Robótico Japonês

Publicado por Rael em: 18 de novembro de 2011 Rael é administrador do blog TechZine.com.br

1 Resposta em “Cão-Guia Robótico em desenvolvimento no Japão”:

  1. douglas disse:

    me’mのプログラムロボ犬はスナイはそれがある方法を見て学生のために1に乗って通過する….
    email: douglasgalego52@hotmail.com

Deixe seu comentário:

ATENÇÃO! Antes de publicar seu comentário, leia com atenção:

- Qualquer comentário postado neste blog é de responsabilidade de quem o enviou;
- Não faça comentários com nomes falsos ou com nome de outra pessoa;
- Não é permitido comentários ofensivos, racista, preconceituosos e que envolvam atividades ilegais ou conteúdo pornográfico;
- Comentários sem fundamento e que não acrescentem nada ao debate serão deletados;
- Evite publicar links no campo de comentários, pois ele pode ser automaticamente considerado como SPAM pelo sistema.

Esteja ciente que o TechZine é um BLOG, e não uma loja. Portanto, não trabalhamos com venda de qualquer produto, muito menos oferecemos assistência técnica. Se você está em busca de algum produto, podemos lhe auxiliá-lo na compra. Porém, não somos responsáveis por qualquer transação comercial!

Não é permitido comentários de cunho comercial, anúncios de produtos novos ou usados, prestação de serviços ou qualquer outro comentário de caráter comercial ou promocional. Caso você queira anunciar seus produtos no blog, entre em contato conosco e saiba mais a respeito.

Não publique seus dados pessoais ou informações de contato no campo de mensagem. O campo de e-mail não será divulgado em hipótese nenhuma no blog, pois ele serve apenas efetuar um contato entre o editor do blog e o comentarista. Porém, se publicar e-mail, MSN, Skype, telefone ou qualquer outra informação pessoal no campo de MENSAGEM, seus contatos estarão exposto a qualquer pessoa que visite o blog.

Clique para mais detalhes...